História

Na Serra Gaúcha-Região Uva e Vinho, entre o Vale dos Vinhedos e o Vale Taquari, está Santa Tereza, com menos de dois mil habitantes, é um pequeno recanto singular.

Santa Tereza foi assim denominada pelo Padre Don Giosue Bardin, que teria acrescentado o "Santa", fazendo referência ao engenheiro Joaquim Rodrigues Antunes, funcionário agrimensor e traçador dos lotes coloniais da Intendência de Montenegro que, em 1885, teria homenageado a própria esposa. Este registro, realizado no livro Tombo da Paróquia, foi efetuado após a proclamação da República, quando ainda se faziam sentir os horrores da Revolução Federalista de 1893/1895. Certamente a Teresa à qual o engenheiro se referia, era a esposa do Imperador Don Pedro II que, para os chefes republicanos, seria conveniente omitir.

O nascimento da Villa de "Teresa – Santa Thereza" faz parte do contexto histórico do processo de colonização, originada da distribuição de terras a partir de 1875.

Neste pequeno município está presente um dos mais importantes núcleos de imigração Italiana no Brasil. Santa Tereza era a porta de entrada dos imigrantes que, no século XIX, vinham de barco pelo Rio Taquari e desciam em seu porto. A colonização propriamente dita começou em 1885, onde praticamente todos os lotes coloniais estavam destinados.

Santa Tereza era distrito de Bento Gonçalves e em 20 de março de 1992, conseguiu a sua emancipação política, tornando-se independente.


A surpreendente e bela paisagem delineada pelas propriedades rurais é caracterizada pela presença de morros com parreirais, vários córregos e cascatas e, o extraordinário vale fértil que margeia o rio Taquari.

Como chegar?

Santa Tereza localiza-se a uma latitude 29°10'08" sul e a uma longitude 51°44'07" oeste, estando a uma altitude de 87 metros. Possui uma área de 77,742 km² e sua população estimada em 2018 foi de 1.734 habitantes

Distâncias


Porto Alegre ------------------- 145 KM
Canlea ------------------- 150 KM
Gramado ------------------- 140 KM
Nova Petrópolis ------------------- 110 KM
Caxias do Sul -------------------   65 KM
Bento Gonçalves -------------------   35 KM
Vale dos Vinhedos -------------------   20 KM
Porto Alegre ------- 145 KM
Canlea ------- 150 KM
Gramado ------- 140 KM
Nova Petrópolis ------- 110 KM
Caxias do Sul -------   65 KM
Bento Gonçalves -------   35 KM
Vale dos Vinhedos -------   20 KM